Central de Manicures

o retorno de zabelê, zumbi e besouro... a vespa não veio. tá lá, fabricando mel

quinta-feira, 13 de maio de 2004

homenagem ao 13 de Maio
SE ESTÁ TRISTE, CANTE UMA CANÇÃO


Você fica constrangido toda vez que toca a música "Madagascar Olodum" numa festa?

Ficava.

Sempre preocupado com meus leitores, fui procurar a letra deste clássico da música baiana dos anos 80, imortalizado pelo povo da banda Reflexus.

Talvez você não saiba quem é Ranbosalamana, considerado o vetor saudável. E nem deve ter idéia de quem foi Sankara Vatolay. Bom, no que depender de mim, vai continuar curioso. Deixa de preguiça e vai procurar no Google.

Aí embaixo tá a letra da música procê cantar comigo:

MADAGASCAR OLODUM
(Rey Zulu)

Criaram-se vários reinados
O ponto de Imerinas ficou consagrado
Ranbosalama o vetor saudável
Ivato cidade sagrada

A rainha Ranavalona destaca-se
Da vida e da mocidade
Majestosa negra soberana da sociedade
Alienado pelos seus poderes rei Radama

Foi considerado um verdadeiro meui
Que levava seu reino a bailar
Bantos, indonésios, árabes
Integram-se a cultura Malgaxe

Raça varonil alastrando-se pelo Brasil
Sankara Vatolay faz deslumbrar toda nação
Merinas povos tradicao
E os Mazimbas foram vencidos pela invenção

ihê ihê ihê
Sakalavas oná é
ihá ihá ihá
Sakalavas oná á

Madagascar ilha
ilha do amor
E viva Pelourinho
Patrimônio da humanidade
É Pelourinho, Pelourinho
Palco da vida e nas negras verdades

Protestos, manifestações
Faz Olodum contra
Aphartheid juntamente com Madagascar
Evocando igualdade liberdade a reinar

ihê ihê ihê
Sakalavas oná é
ihá ihá ihá
Sakalavas oná á

Madagascar ilha
ilha do amor
E viva Pelourinho
Patrimônio da humanidade
É Pelourinho, Pelourinho
Palco da vida e nas negras verdades

ayêêê Madagascar olodum
ayêêê eu sou arco-íris de Madagascar

2 Comments:

At 10:48 AM, Anonymous Baiano said...

Eu estava justamento procurando algo no google que explicasse a história de Madagascar com base nessa música, mas tá difícil. O máximo que consegui foi um site em inglês que fala no rei Radama e rainha Ranavalona.
Não consegui nada ainda de Ranbosalama e Sankara!
Mas sou persistente!
Até!

 
At 11:16 PM, Anonymous Inimigo da Supremacia Branca said...

Olha algo que me intriga nesta música é a citação de Ivato ( Ivát ) - A cidade sagrada ( ou Aldeia Celestial ) conforme o mito indígena ( Povos do Xingu ) da criação dos homens, não sei se existe alguma ligação entre elas , se tem a mesma origem ou não passa de uma coicidência ( o que eu duvido muito ). Vale investigar...

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home